Vou morar sozinho, e agora? Saiba como se planejar

Vou morar sozinho, e agora? Saiba como se planejarDecidir morar sozinho é um grande passo para qualquer pessoa, pois é uma fase muito importante e necessária em muitos casos. Essa mudança é uma grande experiência e precisa ser planejada com antecedência.
O planejamento é o segredo para o sucesso de quem pensa em morar sozinho. É preciso, antes de tomar qualquer decisão, saber quanto dinheiro disponível você tem e assim definir quanto pode gastar com aluguel, transporte de seus objetos pessoais, móveis para a casa nova ou apartamento.

O que não pode faltar no seu planejamento

Ao entrar em contato com a imobiliária, além do preço, avalie bem a região onde está localizada o imóvel e faça a si mesmo perguntas como: compensa pagar um aluguel mais barato se a residência for longe do destino (seja o emprego ou a faculdade)? É realmente necessário morar em um condomínio com piscina, academia, salão de festa, entre outros? Quantos cômodos são necessários para o seu conforto e quantos metros quadrados cabem em seu orçamento?

Quando chegar a hora de comprar móveis e eletrodomésticos liste quais são os mais urgentes e necessários e quais você pode comprar depois de já ter se instalado. Geladeira, fogão e colchão são itens prioritários e podem ser encontrados em lojas que vendem móveis usados. Se você optar por essa escolha, preste bastante atenção e escolha sempre itens que sejam de qualidade confiável.

Avalie também quais móveis, objetos, utensílios você já tem ou pode conseguir com parentes ou amigos. Conte com eles, as pessoas ao seu redor podem te ajudar nessa nova etapa da sua vida.

Procure conversar com pessoas que já passaram por isso ou consulte blogs sobre o assunto, alguns até disponibilizam planilhas de orçamento, dão dicas de sites e empresas de mudanças, imobiliárias e etc.

Por fim, se possível, separe uma quantia em dinheiro para estar prevenido no caso de imprevistos e assim se manter tranquilo durante qualquer surpresa. Aproveite sua nova experiência, cresça e aprenda com ela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>